sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Tema 265/TNU: não há decadência para impugnar ato de indeferimento, cessação ou cancelamento de benefício previdenciário

Olá! Tudo bem com vocês? Em campo previdenciário, muito se fala em prescrição e decadência. Aqui no Prev, já escrevemos algumas matérias a respeito: No blog de hoje, vou tentar ser breve e "resumir" o tema para vocês.

Prescrição/Decadência

Na área previdenciária, não existe prescrição do fundo de direito (direito em si), apenas das parcelas anteriores a cinco anos do ajuizamento da ação. Assim, a prescrição em direito previdenciário é quinquenal. Essa matéria já está pacificada há algum tempo. Quanto à decadência, o cenário não é muito diferente. Muito embora o art. 103 da Lei nº 8.213/91 traga prazo decadencial de 10 anos para rever atos de indeferimento, cancelamento ou cessação, essa previsão não é aplicada pelos tribunais. O entendimento é de que não decai o direito de revisar atos de indeferimento, cessação ou cancelamento de benefício. A título exemplificativo, vejam este precedente do TRF/4, que sintetiza com bastante clareza os institutos de prescrição e decadência em matéria previdenciária:
PREVIDENCIÁRIO. DECADÊNCIA. BENEFÍCIO INDEFERIDO NA VIA ADMINISTRATIVA. INAPLICABILIDADE. PRESCRIÇÃO QUINQUENAL. REABERTURA DA INSTRUÇÃO. 1. Em matéria previdenciária a prescrição é quinquenal, prevista no parágrafo único do artigo 103 da Lei nº 8.213/1991, atingindo somente as parcelas anteriores a cinco anos do ajuizamento da ação, não alcançando o fundo de direito. 2. Em se tratando de benefício indeferido na via administrativa, não há falar em decadência do direito, mas apenas de prescrição quinquenal.   (TRF4, AC 5015035-38.2020.4.04.9999, TURMA REGIONAL SUPLEMENTAR DO PR, Relator MÁRCIO ANTÔNIO ROCHA, juntado aos autos em 25/11/2020)

TNU julga representativo de controvérsia

No dia 09/12/2020, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) julgou recurso representativo de controvérsia sobre a matéria. Trata-se do Tema 265, onde a seguinte questão foi  submetida a julgamento:
O prazo decadencial do art. 103 da Lei 8.213/91 se aplica aos casos de indeferimento do benefício?
A tese firmada pelos julgadores consolidou o entendimento que já vinha sendo praticado:
A impugnação de ato de indeferimento, cessação ou cancelamento de benefício previdenciário não se submete a qualquer prazo extintivo, seja em relação à revisão desses atos, seja em relação ao fundo de direito. (Tese que altera a Súmula 81/TNU)
Vale observar que esta tese é aplicável somente quando se tratar de atos de indeferimento, cessação ou cancelamento de benefício. Em se tratando de revisão de benefício concedido, aplica-se o prazo decadencial previsto no art. 103 da Lei nº 8.213/91.

Peça relacionada

Por fim, vou disponibilizar a vocês uma petição relacionada ao Tema 265 da TNU. Até a próxima!

from Previdenciarista https://ift.tt/3drPZsG
via previdenciarista.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

New video by Superior Tribunal de Justiça (STJ): Podcast STJ No Seu Dia discute efeitos de decisões judiciais na anulação de questões de concurso

Podcast STJ No Seu Dia discute efeitos de decisões judiciais na anulação de questões de concurso Já está no ar o novo episódio do podcast ...