quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Revisão da vida toda pode diminuir valor da aposentadoria?

Conforme prontamente noticiamos aqui no Prev, tivemos a aprovação da Revisão da Vida Toda pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Por consequência, surgiram algumas dúvidas técnicas por parte de segurados e advogados. Uma delas é se a revisão da vida toda pode diminuir o valor da aposentadoria. Dessa forma, confira a resposta a seguir.

STF enfim julgou a Revisão da Vida Toda!

Durante muitos anos os(as) beneficiários(as) do INSS viveram com a legítima expectativa de aprovação da Revisão da Vida Toda, a fim de que tivessem um aumento no valor de seu benefício previdenciário. Finalmente, o julgamento foi concluído ontem (01/12/2022) na Suprema Corte, e a decisão foi FAVORÁVEL aos beneficiários da Previdência Social. Assim, esta foi a tese fixada no Tema nº 1.102 do STF:
O segurado que implementou as condições para o benefício previdenciário após a vigência da Lei 9.876, de 26.11.1999, e antes da vigência das novas regras constitucionais, introduzidas pela EC 103/2019, tem o direito de optar pela regra definitiva, caso esta lhe seja mais favorável."

Então, quem pode ter direito à Revisão da Vida Toda?

De acordo com o julgamento do STF, pode ter direito à Revisão da Vida Toda quem:
  • Teve o benefício concedido com data de início entre 29/11/1999 e 12/11/2019;
  • Teve o benefício calculado pelas regras anteriores à EC 103/2019;
  • Possui contribuições anteriores a julho de 1994;
  • Ter recebido o primeiro pagamento do benefício há menos de 10 anos (prazo decadencial).

A revisão da vida toda pode diminuir o valor do benefício?

Sim! o recálculo da renda da aposentadoria considerando a tese da revisão da vida toda pode acabar diminuindo o valor da aposentadoria. Conforme a tese fixada pelo STF, a revisão da vida toda serve para incluir no cálculo da aposentadoria as contirbuições realizadas antes de julho de 1994. Dessa forma, se as contribuições anteriores a esta data diminuirem a média contribuitiva do(a) segurado(a), a revisão acarretará diminuição no valor do benefício. Por isso, é indispensável que seja realizado um cálculo de viabilidade da revisão antes de entrar com o processo.

Por fim, confira nossos modelos de petição sobre a Revisão da Vida Toda!

É advogado? Então, não deixe de acessar as nossas petições para casos de Revisão da Vida Toda:

Use o sistema do Prev para calcular a revisão da vida toda!

Você sabia que usando o sistema do Previdenciarista você consegue calcular a Revisão da Vida Toda rapidamente e de forma fácil? Então, assista o vídeo e saiba como! [vc_video link="https://www.youtube.com/watch?v=7DWbo2UliXI" align="center"][vc_row][vc_column][vc_column_text] Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!

Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você! Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

from Previdenciarista https://ift.tt/TsWA74J
via previdenciarista.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Medidas de Trump miram STF, mas favorecem Lula, diz imprensa dos EUA. https://t.co/P5VuuR3Hh4

@PortalMigalhas Medidas de Trump miram STF, mas favorecem Lula, diz imprensa dos EUA. https://t.co/P5VuuR3Hh4 https://twitter.com/PortalMi...